terça-feira, 30 de outubro de 2012

Uma Luz no Fim do Tunel


(Galera, um texto de um grande amigo Leonardo Brito que resolvi postar. Boa Leitura)

Por Leonardo Brito



Após três meses de julgamento, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou 25 pessoas no mais atrevido e escandaloso caso de corrupção da história do Brasil, O MENSALÃO. O julgamento, com 38 réus denunciados pelo Ministério Público, teve início no dia 2 de agosto de 2012 e deverá ser concluído em novembro.
Em meio a dezenas de datas vênia e outras expressões de efeito, o julgamento foi marcado por embates entre relator e relator revisor. A acusação do Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, contou até com citação de uma letra musical de Chico Buarque: “dormia a nossa pátria mãe tão distraída sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações”.
O mensalão era visto pela sociedade como algo que não iria dar em nada, ou seja, a sociedade sempre teve o sentimento de que políticos não são condenados. O burburinho em todas as camadas da sociedade era o mesmo: isso não vai dar em nada. No entanto, o povo assistiu, após quase três meses de julgamento, a condenação de 25 pessoas pela corte suprema.
Agora, depois de tanta repercussão, o que devemos perguntar é: será que esse julgamento trará mudanças ao sistema político brasileiro? Será que os políticos brasileiros passarão a temer a justiça? Será que a justiça brasileira terá, em fim, coragem de condenar políticos de forma célere? Todos querem acreditar que sim, que esse julgamento seja como uma luz no fim do túnel, o surgimento de um novo tempo.
Espera-se que esse julgamento traga mudanças na forma de se fazer política e na forma de gerir a coisa pública. Que políticos e gestores públicos caminhem na direção da ética e do bem comum, sabendo que qualquer prática ilícita é punida pela justiça brasileira. Que aqueles burburinhos sobre impunidade transformem-se em certeza de punidade para aqueles que profanam a República.

Nenhum comentário: