terça-feira, 20 de março de 2012

Secretaria de Juventude, política do Distrito Federal e Stand Up Comedy: quanta semelhança

Ontem estava assistindo alguns vídeos de stand up e notei que nossos governantes são verdadeiros comediantes. Eles possuem habilidades com as palavras, são eloquentes, engraçados e o melhor, quanto mais besteira falam, mais populares são, pagamos caro pelo show bizarro e ainda temos a obrigação de não apelarmos com suas piadas quando nos pegam pra cristo.

A extinção da Secretaria de Juventude é um exemplo da piada mais recente. É lamentável o descaso com que a juventude do Distrito Federal é tratada por um governo onde os gastos com pessoal já atingem o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei complementar 101/2000). Numa situação de cortes de gastos a primeira secretaria a acabar é a de Juventude, mesmo sabendo que tem baixo custo de manutenção comparado a Secretarias como a de Governo com centenas de cargos e salários altíssimos... Vale lembrar que a criação de nossa Secretaria foi (verbo SER no pretérito perfeito do indicativo ao contrário da maioria dos atos do governo até o momento) um compromisso de campanha. É como dizer: “Taí, galerinha, criei a Secretaria. Agora vou “descriar” tá bom, meu compromisso foi cumprido...” a velha pegadinha do malandro e um “glu-glu” enorme pra juventude.

Assim como Sérgio Malandro fazendo Stand Up de piados sacaneando a si mesmo, o Governador age na base do improviso só não com a mesma habilidade que os grandes comediantes do Estado. O governo não tem objetividade, não tem planejamento a curto muito menos em longo prazo e enquanto isso uma reapresentação sem graça de piadas repetidas sobre operações tapa-buracos e revitalização de calçadas são veiculadas no horário comercial.

A Secretaria da Juventude até o momento não teve condições de mostrar seu trabalho por uma série de motivos: falta de estrutura, poucos recursos (uma secretaria sem unidade orçamentária não possui independência para implementar políticas públicas); áreas do próprio Governo que dificultavam a colocação da pauta da juventude como uma prioridade e finalmente um recém chegado comediante que faz stand up sobre locais de blitz pelo twitter. Não obstante, mesmo com todas as dificuldades a Secretaria desenvolveu projetos interessantes com a Feira do Jovem Empreendedor em parceria com SESC, SENAC, SEBRAE, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Secretaria do Trabalho; Juventude Consciente, Centros de Referência da Juventude dentre outros.

É igualmente lamentável a capacidade que alguns comediantes consagrados do Estado têm de transforma, por meio da mídia, notícias de retrocesso em espetaculares medidas de economia, reajuste; usando termos e jargões tão bonitos da economia que parece assunto sério quando não passa de mais uma pegadinha do Malandro. Hoje temos uma gestão concentrada nas mãos do Secretário de Governo. A politicagem, a disputa por espaço (na verdade por cargos), a utilização da máquina para fins próprios vão de encontro com a finalidade de um Estado Democrático, a saber, o bem coletivo. Hoje se faz mais disputa partidária do que política pública de fato. Um palco montado e iluminado para mais piadas sem graças, dentre elas: 5000 cargos comissionados, os maiores salários estão concentrados lá, tudo passa pelas mãos desse assistente de palco que mais parece o comediante principal. Pelo visto o espetáculo é mais sem graça do que parece.

Comédia a parte, a Juventude do Movimento PT de São Sebastiao está resignada pelo retrocesso representado pelo fim da Secretaria. Com um passo à frente e dois para trás só se caminha como caranguejo. Enquanto isso assistimos ao show de piadas, sempre as mesmas, apresentação após apresentação, com preços absurdos. A diferença é que a plateia não está mais achando graça nenhuma.